20 de set. de 2008

Velhos olhos de menino


Segunda, quando ele estava voltando pra casa (ou voltando de casa, já que nem sei mais se a casa dele é aqui ou lá), lhe ocorreu que ele é a pessoa certa pra muita gente. Sabe aquela história de que "a pessoa certa faz tudo certinho: chega na hora certa, fala as coisas certas, faz as coisas certas, mas nem sempre a gente está precisando das coisas certas"? Pois é. Ele é um autêntico exemplo de pessoa certa. Mas que culpa eu tenho se as pessoas erradas são muito mais interessantes? Eu juro que tentei ensiná-lo a ser a pessoa errada, mas ele não aprende nunca! Já cansei de repetir as mesmas coisas, mas ele não me dá ouvidos.

Eu não consigo entendê-lo. Tento, analiso, observo os fatos, mas não consigo. Ele continua vendo a vida com aqueles olhos de menino. Menino que acabou de entrar na escola e ora se sente maravilhado, ora sente medo. Onde ele pensa que vai chegar com esses olhos de menino? Quando é que ele vai amadurecer esses olhos de menino?

Toda vez que falo do assunto, ele desconversa e diz que certas coisas é melhor não aprender. Certa vez, ele teve a audácia de me dizer que o melhor a se fazer é enxergar tudo como se fosse a primeira vez. Todo dia, um primeiro dia. Toda lua cheia, uma primeira lua cheia. Todo passo na areia da praia, como se fosse o primeiro passo. Todo gol, como se fosse o primeiro gol. Todo beijo, um primeiro beijo. Todo relacionamento como se fosse o primeiro, como se nunca tivesse sofrido, nunca tivesse brigado, nunca tivesse se decepcionado, nunca tivesse sido deixado, sido esquecido, chorado, se magoado, amado... Todo dia, um primeiro dia.

Onde ele vai parar vendo com esses velhos olhos de menino? Onde é que ele vai parar com esse velho coração de menino? Quando ele vai aprender a ser a pessoa errada? Quando ele vai aprender a não ser a pessoa certa o tempo todo?

17 comentários:

Lu disse...

Prefiro os olhos de meninos sinceros, não mude ele...Ingenuidade? não!
Olhos puros sem julgamento, pois armaduras usadas um dia não nos servirão para nada. Só nos fazem perder oportunidades de viver e se refazer!
Um ótimo fim de semana, Léo!

Lu disse...

Obrigada, fiz o mesmo.

Lívia Freitas disse...

concordo com a lu léo, os olhos de menino são a prova maior de superação, o coração de menino é sincero e não guarda rancor. Se reinventa e descobre as coisas a cada dia. Um bjo.

♥Mary47♥ disse...

Un saluto dall'Italia ed in particolare da Venezia, il tuo nome sa tanto di Italiano:-)

assinado eu disse...

sorte daqueles que são sempre meninos...

Karol Lima disse...

Pelo visto temos muito que aprender com ele...
quem dera poder deslumbrar-se sempre como se fosse a 1ª vez....olhar tudo com um olhar encantador de quem toma sorvete pela 1ª vez, ver tudo com os olhos ingênuos de uma criança....sem a maldade e a malícia que esse mundo nos dá!

Anônimo disse...

Oi ! obrigada pelo recadinho.
Estou tentando te linkar, mas não estou conseguindo ... Vou tentar de novo mais tarde, deve ser algum problema do servidor (ou da pecinha aqui !)

Lilly disse...

mas me dá inveja de sentir as coisas do modo como sente esse menino, viu.

Anônimo disse...

leeeo :) que bom que voltou
e pode clicar sem medo que não é vírus :P é um vídeo sobre soropositivos em tratamento na áfrica


...aliás, belo texto!
beijo

.carolina gaio disse...

Ora que eu poder ter esses olhos, a muito tempo que meus olhos não tem mais o brilho do começo.
Um bééé-i-jo
seus textos são ótimo Léo.

A Mor.. disse...

Vc tem toda razão, o diferente sempre chama mais atenção, é mais interessante!
Isso serve pro seu texto tbm, olhar de menino para pessoas crescidas, isso é raro... tdo o que é raro, vale mto, e chama mais atenção.


... Ah, obrigada pela visita =)

Jairo Borges disse...

Olhos de menino...
sem julgamento, que perdoa tudo!
pra mim já foi! mas admiro quem o ainda conserva!

Lívia Freitas disse...

olha eu não sou muito boa de cozinha tb não. Mas adoro receitas diferentes, principalmente sobremesas. Já ouviu falar no macarrão de preguiçoso? É uma ótima receita pra quem não tem muito tempo... bjos

Lu disse...

Olá Léo!
E suas visitas são uma alegria, que bom que gostou do "causo".
Beijo!

Rosana disse...

Oi Leo, vc respondeu meu comentario, que legal, e desculpe a demora, mas estou aqui!

Você não gosta mesmo das pessoas "erradas" não é! Creio que deve adimirar as pessoas com o coração puro e inocente!

Gosta do Pequeno Principe? é minha paixão!

Beijos ;)

Lu disse...

Pra quanfdo novo post?
Beijo!

信用代款 disse...

銀行貸款,
信用貸款,
房屋貸款,
二胎房貸,
汽車貸款,
企業貸款,
上班族信用貸款,
整合負債貸款,
通信貸款,
房屋轉增貸,
法拍屋代墊款,
中小企業貸款,